No dia 25 novembro 2019, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou a data de 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta dos países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. Esta ratificação veio juntar-se à celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que tinha lugar, há mais de uma década, a 5 de maio.
A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.
Em 2025, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado a 5 de maio, será marcado por uma iniciativa especial organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A celebração será aliada ao V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, ícone literário da língua portuguesa, integrando a atividade "Latitudes da Língua Portuguesa" na iniciativa Camões, engenho e arte.
Nas bibliotecas escolares do AE Dr. Manuel Laranjeira as atividades a desenvolver irão privilegiar a leitura / o canto de poesias, a dramatização, cujo autor em destaque será Luís Vaz de Camões.
Na biblioteca da EB de Anta, no contexto de "Latitudes da Língua Portuguesa" / parceria com a Escola Básica de Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, irá decorrer uma videoconferência, com leitura de poemas de Camões, apresentação das localidades Vila Pouca de Aguiar e Espinho e de canção alusiva ao mesmo autor.
Na biblioteca da EB de Guetim as crianças do Pré-escolar irão apresentar lenga-lengas e trava-línguas aos alunos do 1.º ciclo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.