quarta-feira, 24 de junho de 2026

Final do Campeonato de Ortografia

Este concurso foi promovido pelas bibliotecas escolares, em colaboração com os respetivos docentes do 3.º ao 5.º ano e teve como objetivo principal fomentar o uso correto da língua portuguesa. 
Nº de participantes: 
1.ª Fase: 117 alunos - 3.º ano, 115 - 4.º ano e todos do 5.º ano. 
Fase Final: 24 alunos - 3.º ano; 29 - 4.º ano e 17 - 5.º ano
Vencedores: 
Martim Rocha, 3.º B; Ariana Martins, 4.º B e Ema Sá, 4.º C (em ex aequo) - EB de Anta; 
Gustavo Martins, 3.º A; Maria Inês Cunha, 4.º A - EB de Guetim; 
Maria Inês Costa, 3.º A, Constança Marques, 4.º B e Beatriz Braga, 5.º D - EBI Sá Couto.

Para além dos certificados de participação, foram entregues livros, como prémios, aos vencedores.

3.º ano - EB de Guetim
4.º ano - EB de Guetim
3.º e 4.º ano - EB de Anta

Leitura, escrita e produção artística

As temáticas da inclusão/diferença e diversidade foram abordadas através da leitura de obras, numa articulação entre as professoras titulares de turma, a educadora social do agrupamento Constantina Rosa e as bibliotecas escolares de Anta e Guetim. 
“O grande guarda-chuva” (1.º ano); “A mala” (2.º ano); “Mustafa (3.º ano) e “Um menino bateu-me à porta” (4.º ano), serviram de inspiração para a exposição de guarda-chuva, protegendo as várias personagens da chuva; recheio de uma mala de viagem com os objetos imaginários a levar em caso de abandono da sua casa; menino em 3D, a representar "Mustafa" e um dos elementos da natureza que o ajudaram a integrar-se no novo país, com frase a explicar o seu simbolismo; construção de barco em origami, com palavra retirada do tema da obra e frase a ser completada "Para o menino se sentir bem...".

A exposição nas bibliotecas escolares reflete essa dinâmica.
Exposição na biblioteca escolar - EB de Anta
Exposição na biblioteca escolar - EB de Guetim

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Diagnóstico da fluência leitora


O diagnóstico da fluência leitora realizou-se, individualmente, pelas professoras titulares de turma, na EBI Sá Couto e EB de Guetim e realizar-se-á na EB de Anta, no dia 18/06.
As bibliotecas escolares foram incumbidas de organizar e implementar atividades de leitura com os alunos do 2.º ano, em simultâneo com o diagnóstico de fluência leitora. 
A atividade escolhida foi "Quando o pequeno ajuda o grande", a partir da fábula de Esopo "Um leão e um rato...".
Depois da leitura dessa fábula, os alunos realizaram exercícios para ordenar a sequência dos acontecimentos, aprenderam sobre o leão e o rato, através de infográficos, preencheram uma tabela com registo da informação recolhida, realizaram jogos sobre "O leão e o rato" e criaram um cartaz com desenhos dos animais da fábula e uma frase associada.

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Leitura de poemas no Dia Mundial da Língua Portuguesa - 5 de maio

EB de Anta_2.º B - EB de Guetim_1.º A

Foi com grande entusiasmo que os alunos prepararam a leitura de poemas das obras "Abecedário do mar" e "Zoodário: um abecedário animalesco".

Palavras eleitas pelas turmas

 O desafio lançado para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, Palavras Eleitas, deu origem a estas nuvens de palavras;

1.º ciclo - EB de Guetim

Pré A e E- EB de Anta

1.º e 2.º anos- EB de Anta

3.º ano- EB de Anta

4.º ano- EB de Anta

segunda-feira, 4 de maio de 2026

5 de maio - Dia Mundial da Língua Portuguesa

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. 

Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.


Ao nível das bibliotecas escolares do agrupamento, estão a ser preparadas atividades diversificadas, como por exemplo: