As obras lidas nas bibliotecas escolares de Anta e Guetim permitiram sensibilizar os alunos para a importância de respeitar a diversidade, as diferenças, através da integração.
No 1.º ano, depois da leitura e do diálogo sobre a obra "Eu e o meu medo", de Francesca Sanna, os alunos identificarem palavras/ações que levaram a que a personagem principal se sentisse integrada no seu novo país.
No 2.º ano, a partir da obra "Orelhas de borboleta", de Luisa Aguilar, depois de debatida a questão do bullying, os alunos realizaram a atividade "Nas orelhas do outro".
No 3.º ano, com base na obra "Mustafa", de Marie-Louise Gay, as atividades de escrita e desenho permitiram aos alunos refletir sobre os sentimentos dos refugiados de guerra.
Por último, no 4.º ano, "A viagem", de Francesca Sanna, serviu de inspiração para a reescrita da história de uma família que teve de abandonar o seu país para fugir da guerra (EB de Anta) e para a descrição de objetos a levar em situações idênticas (EB de Guetim e Anta).