quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Miúdos a Votos 2024-25

Dia da Biblioteca Escolar

Bibliotecas Escolares a ligar comunidades!

A atividade que ligou a comunidade escolar foi a leitura de poemas e oferta de marcador de livros a todas as turmas do Pré-Escolar e 1.º ciclo da EB de Anta, por parte dos alunos do 4.º A. Esta dinâmica foi preparada pela docente titular de turma Helena Lopes, em articulação com a professora bibliotecária Graça Pinho.

Neste dia, foi entregue na presença da turma, um diploma e um prémio ao aluno Santiago Duarte Pereira, do 3.º A, por ter sido o melhor leitor do ano letivo de 2023/24, na EB de Anta e à aluna Leonor Fernandes, também do 3.º ano, na EB de Guetim. 

Para reforçar a importância da leitura e incentivar os alunos a ler cada vez mais, a professora bibliotecária apresentou o conto "Sábios como camelos", de José Eduardo Agualusa.

domingo, 27 de outubro de 2024

Livros, leituras e liberdade: unir comunidades 50 anos depois!

No dia 25 de outubro a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Laranjeira, coordenada pela professora bibliotecária Manuela Lima teve a honra de proporcionar à comunidade educativa e local (alunos do ensino secundário, docentes em exercício de funções, professores que passaram pelo Agrupamento AE Dr. Manuel Laranjeira, ex-diretoras do AE e membros de entidades locais) um encontro com o Doutor José Pacheco Pereira. José Pacheco Pereira nasceu no Porto, participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários níveis de ensino inclusive do 2º ciclo na escola Sá Couto, em Espinho, nos anos 70. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu e dirigente do PSD. Tem várias publicações sobre História e Política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da SIC Notícias Ponto Contraponto e faz parte do painel mais antigo de debate político português: a Quadratura do Círculo. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.

Nas comemorações do 10 de Junho de 2005, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, uma condecoração concedida pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Mário Augusto, jornalista, notável profissional e excelente comunicador, aluno de Pacheco Pereira, foi o interlocutor. Falou-se de liberdade, de leitura, de livros proibidos, do poder da leitura, das bibliotecas, da Ephemera e das memorias dum tempo passado em Espinho. A pertinência destes temas suscitou nos alunos algumas questões a que José Pacheco Pereira respondeu, reforçando que a liberdade foi conquistada no 25 de abril, mas que não é um dado adquirido, pelo que nos devemos esforçar e encetar ações que a preservem e reforcem. Reforçou que a leitura é um passaporte para essa liberdade.

Este evento integra-se no Mês das Bibliotecas Escolares, cujo mote deste ano é “Unir comunidades” e no tema aglutinador do AEML, 50 anos do Liceu Nacional de Espinho.

O diretor do AE Dr. Manuel Laranjeira fez a abertura da sessão, agradecendo a presença de Pacheco Pereira, de Mário Augusto e de todos os convidados. 

A sessão contou ainda com a interpretação do poema “Liberdade” de Sophia Mello Breyner Andresen, por Catarina Lima numa composição do coralista Miguel Jesus.

Formação do utilizador: regras e conhecimentos para um bom uso da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Encontro com o apicultor e escritor Paulo Santos

Os alunos do Pré-Escolar da EBI Sá Couto e da EB de Anta foram o público alvo desta atividade que decorreu nas respetivas bibliotecas escolares, nos dias 22 e 23 de outubro.

Foram muitos os conhecimentos que o apicultor Paulo Santos partilhou com as crianças, com ênfase nas especificidades deste inseto, nomeadamente no seu curto tempo de vida,  durante o qual faz a polinização. A ajuda do homem é essencial, na plantação de flores, base da alimentação das abelhas, assegurando também que não lhes falta água, nem alimentos, no inverno.

Os livros deste autor, cuja personagem principal é Cuscas, uma abelha aventureira e destemida, têm como cenários cidades portuguesas e seus monumentos emblemáticos: Castelo de Guimarães, Torre de Belém, Mosteiros dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Museu do Vinho de São João de Pesqueira...

A mensagem que todas as crianças reteve foi a de que "Sem abelhas, não há vida!". 

No final da sessão as crianças puderam ver abelhas numa colmeia e até apreciaram ver a abelha rainha, que se distinguia das outras por uma pinta amarela.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação

A atividade proposta aos alunos das EB de Guetim e EB de Anta foram leituras dialogadas, a partir das obras "O menino que não gostava de sopa"(1.º ano) e "O frigorífico da Magui"(2.º e 3.º anos). 


Os alimentos saudáveis foram tema de conversa, assim como a falta de alimentos, com efeitos negativos na saúde.

Com este jogo podes melhorar os  teus conhecimentos sobre alimentos nutritivos e saudáveis.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Encontro interconcelhio de bibliotecas escolares, sob a forma de caminhada literária


No dia 30 de setembro, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, organizaram a "Caminhada Literária... com Sophia de Mello Breyner Andresen", de Espinho até à Granja. Os participantes: diretor do AE Dr. Manuel Laranjeira, coordenadora interconcelhia, diretor do AVCOA, representantes de outros Centros de Formação, professores bibliotecários dos agrupamentos de Entre Douro e Vouga leram poemas de Sophia ao longo do percurso, cada um correspondente ao número que ia saindo no jogo "Quantos queres?", inserido em livro distribuído a todos, no início.

Depois de se passar na casa de férias de Sophia, em frente à praia da Granja, houve um momento musical, a partir  de um poema da poeta, que foi a todos proporcionado por dois jovens estudantes.  De volta a Espinho, no almoço no restaurante "O Parque", coube ao diretor encerrar os trabalhos, propondo aos presentes a leitura de um poema, em coro.

Foi um dia muito agradável e enriquecedor! 

Estas fotos retratam os momentos vivenciados por todos para homenagear uma das mais importantes poetas, Sophia de Mello Breyner Andresen, a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o prémio Camões, em 1999.