Este é o blogue das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira.
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Dia da Biblioteca Escolar
domingo, 27 de outubro de 2024
Livros, leituras e liberdade: unir comunidades 50 anos depois!
A sessão contou ainda com a interpretação do poema “Liberdade” de Sophia Mello Breyner Andresen, por Catarina Lima numa composição do coralista Miguel Jesus.
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Encontro com o apicultor e escritor Paulo Santos
Os alunos do Pré-Escolar da EBI Sá Couto e da EB de Anta foram o público alvo desta atividade que decorreu nas respetivas bibliotecas escolares, nos dias 22 e 23 de outubro.
Foram muitos os conhecimentos que o apicultor Paulo Santos partilhou com as crianças, com ênfase nas especificidades deste inseto, nomeadamente no seu curto tempo de vida, durante o qual faz a polinização. A ajuda do homem é essencial, na plantação de flores, base da alimentação das abelhas, assegurando também que não lhes falta água, nem alimentos, no inverno.
Os livros deste autor, cuja personagem principal é Cuscas, uma abelha aventureira e destemida, têm como cenários cidades portuguesas e seus monumentos emblemáticos: Castelo de Guimarães, Torre de Belém, Mosteiros dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Museu do Vinho de São João de Pesqueira...
A mensagem que todas as crianças reteve foi a de que "Sem abelhas, não há vida!".
No final da sessão as crianças puderam ver abelhas numa colmeia e até apreciaram ver a abelha rainha, que se distinguia das outras por uma pinta amarela.
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Dia Mundial da Alimentação
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Encontro interconcelhio de bibliotecas escolares, sob a forma de caminhada literária
No dia 30 de setembro, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, organizaram a "Caminhada Literária... com Sophia de Mello Breyner Andresen", de Espinho até à Granja. Os participantes: diretor do AE Dr. Manuel Laranjeira, coordenadora interconcelhia, diretor do AVCOA, representantes de outros Centros de Formação, professores bibliotecários dos agrupamentos de Entre Douro e Vouga leram poemas de Sophia ao longo do percurso, cada um correspondente ao número que ia saindo no jogo "Quantos queres?", inserido em livro distribuído a todos, no início.
Depois de se passar na casa de férias de Sophia, em frente à praia da Granja, houve um momento musical, a partir de um poema da poeta, que foi a todos proporcionado por dois jovens estudantes. De volta a Espinho, no almoço no restaurante "O Parque", coube ao diretor encerrar os trabalhos, propondo aos presentes a leitura de um poema, em coro.Foi um dia muito agradável e enriquecedor!
Estas fotos retratam os momentos vivenciados por todos para homenagear uma das mais importantes poetas, Sophia de Mello Breyner Andresen, a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o prémio Camões, em 1999.