Lista de blogues

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Dia Europeu das Línguas

 

Apresentação da obra "Cyrano", de Tal-Marc Le Thanh; leituras dialogadas com os alunos do 3.º e 4.º anos.


Exposições nas bibliotecas, divulgação de informação sobre a União Europeia e dos objetivos desta comemoração, assim como de jogos sobre os países da UE e suas bandeiras.


Os alunos do 3.º e 4.º anos pintaram bandeiras da Europa e nelas escreveram frases sobre a paz. Estas irão ser expostas nas bibliotecas escolares.


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Dia Europeu das Línguas

 



As bibliotecas escolares associam-se ao Dia Europeu das Línguas, no dia 26 de setembro, em articulação com o Departamento de Línguas.

Esta data foi instituída em 2001, por iniciativa conjunta o Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

"Por toda a Europa, 700 milhões de Europeus dos 46 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. 

O tema escolhido este ano é «Línguas para a Paz» e pretende destacar a forma como a diversidade linguística e a educação linguística podem desempenhar um papel fundamental na promoção de uma cultura de paz, convivência e democracia."

Para obter mais informações sobre a União Europeia ou acederes a "Jogos de Aprendizagem", clica AQUI, ou AQUI (À descoberta da Europa!)

Dia Internacional da Paz - 21 de setembro


Depois da professora bibliotecária Graça Pinho ter apresentado o livro "Imagina / Imagine", de John Lennon e a canção com o mesmo título, os alunos do 2.º ano da EB de Anta e de Guetim compreenderam como a mensagem de paz deste cantor continua a ser atual. Depois foram desafiados a pintar e a legendar um desenho, a integrar a proposta da Unicef de construção de uma "Janela Branca pela Paz". 



Trabalhos realizados pelo 2.º A, 2.º B, 2.º C e 2.º D - EB de Anta e pelo 2.º, 3.º e 4.º anos - EB de Guetim

Receção dos alunos nas bibliotecas do agrupamento

"Sementes de Leitura, sementes de Saberes" foi o mote lançado aos alunos do 1.º ciclo, do 7º e 10º ano. 

A leitura de histórias como "No meu coração pequenino", de Jo Witek e "O homem que plantava árvores, de Jean Giono, assim como a distribuição de sementes foi o modo de levar os alunos a compreender a importância de ler (1.º ciclo) e a identificar e a "semear" palavras que têm a força de nos transformar! (7.º ano).