domingo, 1 de dezembro de 2024

Feira do Livro

A decorrer nas bibliotecas escolares do agrupamento, de 3 a 13 de dezembro com o objetivo de promover o gosto pela leitura, junto da comunidade escolar e educativa.

Todas as turmas são convidadas a visitar a Feira do Livro, acompanhadas pelos respetivos professores, para conhecer livros recentemente publicados e desfrutar de "Surpresas de Leitura"!

Os pais e encarregados de educação poderão igualmente visitar a Feira do Livro.

A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou Paulo Freire na obra intitulada A Importância do Ato de Ler (1988).

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Encontro com escritora e ilustradora Marta Sousa

No próximo dia 13 de novembro, irá decorrer na Escola Básica de Guetim a apresentação da obra "E agora?", escrita e ilustrada por Marta Sousa, para alunos do Pré-Escolar e 1.º ano. No dia 15, Marta Sousa estará na EBI Sá Couto, pelas 9:30h e na EB de Anta, pelas 11:00h, para um encontro com alunos do 1.º ano.
Marta Sousa é natural de Seixezelo mas vive em Espinho há cerca de 15 anos. A artista formada em arquitetura é apaixonada pela ilustração e lançou, no mês de dezembro do ano passado, o seu primeiro livro infantil. Atualmente, a par da divulgação dos livros em escolas e bibliotecas, a artista está a trabalhar num novo projecto na Aldeia de Xisto, Ferraria de São João. 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Miúdos a Votos 2024-25

Dia da Biblioteca Escolar

Bibliotecas Escolares a ligar comunidades!

A atividade que ligou a comunidade escolar foi a leitura de poemas e oferta de marcador de livros a todas as turmas do Pré-Escolar e 1.º ciclo da EB de Anta, por parte dos alunos do 4.º A. Esta dinâmica foi preparada pela docente titular de turma Helena Lopes, em articulação com a professora bibliotecária Graça Pinho.

Neste dia, foi entregue na presença da turma, um diploma e um prémio ao aluno Santiago Duarte Pereira, do 3.º A, por ter sido o melhor leitor do ano letivo de 2023/24, na EB de Anta e à aluna Leonor Fernandes, também do 3.º ano, na EB de Guetim. 

Para reforçar a importância da leitura e incentivar os alunos a ler cada vez mais, a professora bibliotecária apresentou o conto "Sábios como camelos", de José Eduardo Agualusa.

domingo, 27 de outubro de 2024

Livros, leituras e liberdade: unir comunidades 50 anos depois!

No dia 25 de outubro a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Laranjeira, coordenada pela professora bibliotecária Manuela Lima teve a honra de proporcionar à comunidade educativa e local (alunos do ensino secundário, docentes em exercício de funções, professores que passaram pelo Agrupamento AE Dr. Manuel Laranjeira, ex-diretoras do AE e membros de entidades locais) um encontro com o Doutor José Pacheco Pereira. José Pacheco Pereira nasceu no Porto, participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários níveis de ensino inclusive do 2º ciclo na escola Sá Couto, em Espinho, nos anos 70. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu e dirigente do PSD. Tem várias publicações sobre História e Política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da SIC Notícias Ponto Contraponto e faz parte do painel mais antigo de debate político português: a Quadratura do Círculo. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português.

Nas comemorações do 10 de Junho de 2005, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, uma condecoração concedida pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Mário Augusto, jornalista, notável profissional e excelente comunicador, aluno de Pacheco Pereira, foi o interlocutor. Falou-se de liberdade, de leitura, de livros proibidos, do poder da leitura, das bibliotecas, da Ephemera e das memorias dum tempo passado em Espinho. A pertinência destes temas suscitou nos alunos algumas questões a que José Pacheco Pereira respondeu, reforçando que a liberdade foi conquistada no 25 de abril, mas que não é um dado adquirido, pelo que nos devemos esforçar e encetar ações que a preservem e reforcem. Reforçou que a leitura é um passaporte para essa liberdade.

Este evento integra-se no Mês das Bibliotecas Escolares, cujo mote deste ano é “Unir comunidades” e no tema aglutinador do AEML, 50 anos do Liceu Nacional de Espinho.

O diretor do AE Dr. Manuel Laranjeira fez a abertura da sessão, agradecendo a presença de Pacheco Pereira, de Mário Augusto e de todos os convidados. 

A sessão contou ainda com a interpretação do poema “Liberdade” de Sophia Mello Breyner Andresen, por Catarina Lima numa composição do coralista Miguel Jesus.

Formação do utilizador: regras e conhecimentos para um bom uso da Biblioteca Escolar

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Encontro com o apicultor e escritor Paulo Santos

Os alunos do Pré-Escolar da EBI Sá Couto e da EB de Anta foram o público alvo desta atividade que decorreu nas respetivas bibliotecas escolares, nos dias 22 e 23 de outubro.

Foram muitos os conhecimentos que o apicultor Paulo Santos partilhou com as crianças, com ênfase nas especificidades deste inseto, nomeadamente no seu curto tempo de vida,  durante o qual faz a polinização. A ajuda do homem é essencial, na plantação de flores, base da alimentação das abelhas, assegurando também que não lhes falta água, nem alimentos, no inverno.

Os livros deste autor, cuja personagem principal é Cuscas, uma abelha aventureira e destemida, têm como cenários cidades portuguesas e seus monumentos emblemáticos: Castelo de Guimarães, Torre de Belém, Mosteiros dos Jerónimos, Mosteiro da Batalha, Museu do Vinho de São João de Pesqueira...

A mensagem que todas as crianças reteve foi a de que "Sem abelhas, não há vida!". 

No final da sessão as crianças puderam ver abelhas numa colmeia e até apreciaram ver a abelha rainha, que se distinguia das outras por uma pinta amarela.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação

A atividade proposta aos alunos das EB de Guetim e EB de Anta foram leituras dialogadas, a partir das obras "O menino que não gostava de sopa"(1.º ano) e "O frigorífico da Magui"(2.º e 3.º anos). 


Os alimentos saudáveis foram tema de conversa, assim como a falta de alimentos, com efeitos negativos na saúde.

Com este jogo podes melhorar os  teus conhecimentos sobre alimentos nutritivos e saudáveis.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Encontro interconcelhio de bibliotecas escolares, sob a forma de caminhada literária


No dia 30 de setembro, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, organizaram a "Caminhada Literária... com Sophia de Mello Breyner Andresen", de Espinho até à Granja. Os participantes: diretor do AE Dr. Manuel Laranjeira, coordenadora interconcelhia, diretor do AVCOA, representantes de outros Centros de Formação, professores bibliotecários dos agrupamentos de Entre Douro e Vouga leram poemas de Sophia ao longo do percurso, cada um correspondente ao número que ia saindo no jogo "Quantos queres?", inserido em livro distribuído a todos, no início.

Depois de se passar na casa de férias de Sophia, em frente à praia da Granja, houve um momento musical, a partir  de um poema da poeta, que foi a todos proporcionado por dois jovens estudantes.  De volta a Espinho, no almoço no restaurante "O Parque", coube ao diretor encerrar os trabalhos, propondo aos presentes a leitura de um poema, em coro.

Foi um dia muito agradável e enriquecedor! 

Estas fotos retratam os momentos vivenciados por todos para homenagear uma das mais importantes poetas, Sophia de Mello Breyner Andresen, a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o prémio Camões, em 1999.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Dia Europeu das Línguas

 

Apresentação da obra "Cyrano", de Tal-Marc Le Thanh; leituras dialogadas com os alunos do 3.º e 4.º anos.


Exposições nas bibliotecas, divulgação de informação sobre a União Europeia e dos objetivos desta comemoração, assim como de jogos sobre os países da UE e suas bandeiras.


Os alunos do 3.º e 4.º anos pintaram bandeiras da Europa e nelas escreveram frases sobre a paz. Estas irão ser expostas nas bibliotecas escolares.


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Dia Europeu das Línguas

 



As bibliotecas escolares associam-se ao Dia Europeu das Línguas, no dia 26 de setembro, em articulação com o Departamento de Línguas.

Esta data foi instituída em 2001, por iniciativa conjunta o Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

"Por toda a Europa, 700 milhões de Europeus dos 46 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. 

O tema escolhido este ano é «Línguas para a Paz» e pretende destacar a forma como a diversidade linguística e a educação linguística podem desempenhar um papel fundamental na promoção de uma cultura de paz, convivência e democracia."

Para obter mais informações sobre a União Europeia ou acederes a "Jogos de Aprendizagem", clica AQUI, ou AQUI (À descoberta da Europa!)

Dia Internacional da Paz - 21 de setembro


Depois da professora bibliotecária Graça Pinho ter apresentado o livro "Imagina / Imagine", de John Lennon e a canção com o mesmo título, os alunos do 2.º ano da EB de Anta e de Guetim compreenderam como a mensagem de paz deste cantor continua a ser atual. Depois foram desafiados a pintar e a legendar um desenho, a integrar a proposta da Unicef de construção de uma "Janela Branca pela Paz". 



Trabalhos realizados pelo 2.º A, 2.º B, 2.º C e 2.º D - EB de Anta e pelo 2.º, 3.º e 4.º anos - EB de Guetim

Receção dos alunos nas bibliotecas do agrupamento

"Sementes de Leitura, sementes de Saberes" foi o mote lançado aos alunos do 1.º ciclo, do 7º e 10º ano. 

A leitura de histórias como "No meu coração pequenino", de Jo Witek e "O homem que plantava árvores, de Jean Giono, assim como a distribuição de sementes foi o modo de levar os alunos a compreender a importância de ler (1.º ciclo) e a identificar e a "semear" palavras que têm a força de nos transformar! (7.º ano).




sexta-feira, 26 de julho de 2024

Escolas fixes!

Os alunos das EBI Sá Couto, EB de Anta e EB de Guetim participaram nos "Miúdos a Votos", nas suas várias fases, a última das quais, as eleições para escolha do seu livro preferido, com grande empenho e entusiasmo. Por esse motivo, estas escolas receberam o diploma de “Escola fixe”!, das mãos da coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares, Isabel Pardal, na reunião realizada no dia 25 deste mês, no Auditório Álvaro Moreira, em Romariz.


Estes são os diplomas!

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Biblioeco

A Biblioteca Escolar de Anta implementa iniciativas ecológicas e defensoras do ambiente, em articulação com os docentes: encontro com apicultor/escritor Paulo Santos, mediação da leitura, jogos didáticos, com recurso a ferramentas digitais (Plickers, Learning Paths)...

O Eco-código, elaborado pelo 3.º A,  assinala e reforça essa dinâmica.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Cidadania: inclusão, diversidade, multiculturalidade




















As professoras bibliotecárias Margarida Silva e Graça Pinho apresentaram obras cuja temática permitiu abordar temas de cidadania, aos alunos do 1.º ciclo, tendo estes produzido textos e desenhos, numa parceria com a Educadora Social Constantina Rosa, a disciplina de Português. Estes trabalhos foram reunidos em livros digitais que podem ser apreciados AQUI!

terça-feira, 4 de junho de 2024

Restauração da terra, desertificação e a resiliência à seca

Este é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024.

Trata-se do maior evento internacional em prole do meio ambiente, organizado este ano pela  Arábia Saudita.

O discurso da diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas pode ser lido AQUI e intitula-se "Dia Mundial do Ambiente 2024: acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação".

As atividades a desenvolver pelas bibliotecas escolares centram-se na leitura de histórias ("Oceano! Sempre na onda", "Os peixes que fugiram da história"...), diálogo sobre as mesmas e questionários com recurso ao 'Plickers'. 

terça-feira, 21 de maio de 2024

Fase Final do Concurso de Leitura Dr. Manuel Laranjeira - 1.ª edição

Realiza-se no dia 22 de maio, pelas 18:00h, no Auditório Maria Ricardo, na Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira.

A fase final do Concurso de Leitura Manuel Laranjeira destina-se a apurar o aluno vencedor de cada nível de ensino, através de uma prova oral, em palco: leitura expressiva de excerto da obra lida e questão de argumentação.

As obras selecionadas são:

1.º cicloO Paraíso são os outros, Valter Hugo Mãe: Porto Editora

2.º cicloAs Mais Belas coisas do MundoValter Hugo Mãe: Porto Editora                                                

3.º cicloSerei sempre o teu abrigo, Valter Hugo Mãe: Porto Editora

SecundárioA minha mãe é a minha filha, Valter Hugo Mãe: Porto Editora

Haverá um momento de dança no início e uma sessão de contos levada a cabo pela contadora de histórias Virginia Millefiori.

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Dia Mundial da Língua Portuguesa

 
O português é a língua oficial em 9 países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e, também, em Macau, na China.
Ele é quarto idioma mais falado no mundo, como língua materna, atrás apenas do mandarim, inglês e espanhol.
Hoje, mais de 280 milhões de pessoas falam português e em 2100, estima-se que podem chegar a 500 milhões.

O multilingualismo e a diversidade cultural são uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma das línguas faladas em todo o mundo. 

O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

Dia da Europa


O Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman» proferida em Paris, em 1950, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de França - Robert Schuman, expondo a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa.


Essa visão passava pela criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista ao estabelecimento de um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores (França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo), tendo essa comunidade sido instituída com a assinatura do Tratado de Paris, em 18 de abril de 1951.

Considera-se, assim, que a União Europeia (UE) atual teve início com esta proposta de Schuman.

Fonte: Escola Amiga da Criança

Semana do Bem-Estar digital


 

A Semana do Bem-Estar Digital decorre de 30 de abril a 6 de maio e é uma iniciativa que visa promover a informação, sensibilização e educação sobre o tema do bem-estar digital de crianças, jovens e adultos.

Trata-se de um evento aberto a toda a sociedade portuguesa, promovido pelo projeto Agarrados à Net – uma iniciativa conjunta de MiudosSegurosNa.Net, fundado por Tito de Morais, e Cristiane Miranda – Coach .

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Jogo "À descoberta do 25 de abril!"

Participa, respondendo a perguntas sobre este tema. Basta clicares na imagem e escrever o teu nome.
Haverá prémios para os três melhores resultados.


quinta-feira, 21 de março de 2024

Março - mês da leitura



Dia Mundial da Poesia - 21 de março


Neste dia as bibliotecas escolares do agrupamento assinalam a importância da poesia e da leitura, através da atividade "Libertar um poema". 

Os alunos das escolas EBS Dr. Manuel Laranjeira, EBI Sá Couto e EB de Guetim são convidados a ler um poema no espaço exterior. Na EB de Anta a leitura será feita em sala de aula.

sábado, 9 de março de 2024

Encontro com escritora

Feiras do Livro

Estão a decorrer na EBS Dr. Manuel Laranjeira, na EBI Sá Couto e EB de Guetim, conjuntamente com atividades de dinamização da leitura e outras dinâmicas, de acordo com o público-alvo. As turmas são convidadas a visitar a Feira do Livro, acompanhadas pelos respetivos docentes, extendendo-se o convite aos pais e encarregados de educação.

Miúdos a votos: eleições!

No dia 8 de março os alunos do 1.º ciclo da EBI Sá Couto e EB de Guetim votaram nos seus livros preferidos, tendo o livro mais votado sido "O Principezinho" (EBI Sá Couto) e em ex aequo, "O tesouro" e "O lápis mágico de Malala" (EB de Guetim). Participaram neste ato eleitoral 215 alunos e 37 alunos, respetivamente.

Os resultados das eleições irão contar para apurar o livro vencedor, a nível nacional, a ser divulgado na festa final, a decorrer em maio/junho.

quarta-feira, 6 de março de 2024

Eleições de "Miúdos a Votos" - 8 de março

Depois da campanha eleitoral realizada nas suas escolas - EBI Sá Couto, EB de Anta e EB de Guetim - aproxima-se o dia em que os alunos de todo o país irão votar no seu livro preferido.

Este ano há duas eleições políticas - as legislativas, a 10 de março, e as europeias, em junho e a Comissão Nacional de Eleições elaborou este vídeo, no âmbito de uma campanha contra a abstenção, em que, com a ajuda de Youtubers, se explica aos jovens para que servem umas eleições e a importância do voto.


No âmbito de Miúdos a Votos, um membro da Comissão Nacional de Eleições, João Almeida, explica como se vota e como deve ser feita a contagem dos votos, neste vídeo.

Participa nas eleições! Faz a tua escolha!

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Marés de oportunidades

No dia 8 de fevereiro, a Biblioteca Escolar de Anta realizou a atividade "Ler para a interculturalidade", com as educadoras Graciela e Clara a mediarem a leitura das obras "O grande guarda-chuva", de Amy Bates, "Orelhas de borboleta", de Luisia Aguilar e "Mustafa", de Marie-Louise Gay. O público-alvo desta iniciativa foram os alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos.

Na Biblioteca da EB de Guetim, a professora bibliotecária Graça Pinho desenvolveu essa atividade junto dos alunos do Pré- Escolar, com a obra "O grande guarda-chuva", seguida de quiz sobre a obra, com recurso à ferramenta 'Quizziz'.

Foi grande o entusiasmo!

A leitura em voz alta em português e inglês

World read aloud day

A articulação entre as bibliotecas escolares de Anta, Guetim e Sá Couto e a disciplina de inglês/professoras titulares de turma permitiu enaltecer a leitura em voz alta e evocar a censura de obras literárias no tempo do Estado Novo, ainda mais quando se avizinha a celebração dos 50 anos do 25 de abril.
Nas fotos: turmas do 3.º e 4.º C (EB Anta), 3.º e 4.º ano (EB de Guetim) e 5.º D (EBI Sá Couto).

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - World Read Aloud Day - 7 de fevereiro

Assinalamos hoje o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. É uma iniciativa criada pela LitWorld, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo permitir aos jovens de todo o mundo um maior contacto com a leitura, a escrita e a narrativa.

Neste dia, a nível global, chama-se a atenção para a importância de ler em voz alta, de partilhar histórias e da necessidade de encarar a alfabetização como um direito humano.

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Dia Mundial da Leitura em Voz Alta - 1 e 7 de fevereiro

 No passado dia 1 de fevereiro assinalou-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.

O Plano Nacional de Leitura lançou o desafio de selecionar um texto ou excerto que tenha sido alvo de censura e gravar um áudio com a respetiva leitura. Nesta apresentação podem ser ouvidas as leituras feitas pelos alunos do AE Dr. Manuel Laranjeira, com base na obra censurada "O soldado João", de Luísa Ducla Soares, em 1972 e que foram enviadas para o PNL.

No próximo dia 7 de fevereiro, será de novo assinalado este dia, no AE Dr. Manuel Laranjeira, com leitura de excertos de obras censuradas em português e inglês, em contexto de sala de aula e nas bibliotecas escolares.